Promotor
Faz Cultura - Empresa Municipal de Cultura de Braga, E.M.
Sinopse
O Contraponto é um ciclo dedicado à composição dos séculos XX e XXI, onde convidamos ensembles e compositores locais, nacionais e internacionais para nos guiarem pela música de um dos períodos mais férteis em novas ideias e formas.
Neste concerto, o quarto deste ciclo, vamos escutar a Sinfonietta de Braga, num concerto que destaca a riqueza e a diversidade da escrita para cordas. O programa inicia com Terra Memoria, de Kaija Saariaho, uma peça dedicada "àqueles que partiram", seguindo-se o Concerto para Cordas de Grazyna Bacewicz, muitas vezes referido como a sua "Nona Sinfonia". A terceira obra pertence a György Ligeti, Ramifications, composta para orquestra de cordas ou 12 cordas solo, culminando o concerto com Fratres (1991), para orquestra de cordas e percussão, de Arvo Pärt. No seu estilo único de “Tintinnabuli”, a peça permite diversas configurações pois não requer um timbre sonoro específico. Sob a direção do maestro Jan Wierzba, a Sinfonietta de Braga convida o público a explorar as fronteiras sonoras do contemporâneo, desvelando a relevância atemporal destas composições.
A Sinfonietta de Braga é uma associação cultural, gerida por um coletivo profissional de artistas, que se dedica à programação, formação e criação musical.
Ficha Artística
Orquestra Sinfonietta de Braga
Direção musical Jan Wierzba