Promotor
Associação Zé dos Bois
Breve Introdução
Dummy
Mandatory Enjoyment foi daqueles álbuns que bateram já na fase final da pandemia. E fala-se ainda em pandemia, porque o público parecia excitado para ver os Dummy ao vivo. Andaram meses em digressão, tocando em quase tudo o que era sala e renovando uma ideia de som que nunca esteve perdida, mas raramente soa tão revitalizada como na forma que este trio de Los Angeles incorpora. É comum as bandas soarem a qualquer coisa, é normalíssimo que as referências estejam por lá, no caso dos Dummy, a banda assumiu um efeito de bola de neve e começou a descer a montanha sem fim do shoegaze.
O desafio é admirável. Porque soam a muita coisa, não soam a nenhuma delas, soam a Dummy. O conforto por este tipo de loucura tornou-os altamente livres para fazerem o que querem. No seu mais recente trabalho, Free Energy, ora se encalha em punk, ou se bate em encruzilhadas new age, como também - e aqui é onde acontece a maior parte da magia - se está numa zona confortável onde My Bloody Valentine, Slowdive, Stereolab, Cocteau Twins e Spacemen 3 convivem de uma forma completamente amistosa. Os Dummy vão buscar elementos aqui e ali, de forma tão eficiente que a ideia nunca parece roubada, aliás, parece natural.
Uma grande e saudável misturada. Em Nine Clean Nails até soam a Joy Division, com a urgência de Disorder a vir ao de cima de forma inexplicável. Assim, do nada, parece que estamos numa outra de Manchester dos 1980s, a qual não pedimos para estar, mas que faz perfeito sentido na lógica única dos Dummy. Em Unshapped Road vive-se uma segunda vida dos My Bloody Valentine pós-Loveless. Não corta e cola, ou plágio, estas coisas acontecem na lógica dos Dummy com uma naturalidade inexplicável. É como se fossem muito bons matemáticos e encontrassem fórmulas perfeitas para explicar o mundo. O mundo que eles explicam é o do rock dos últimos cinquenta anos. Acontece de forma tão simples, sintética e tangível que este trio de Los Angeles é hoje coisa imperdível na música popular.
Abertura de Portas
21:30
Preços